Museu Particular Dei Nostri Nonni

E se seu amor e gratidão pelos que lhe antecederam for capaz de se materializar em algo genial?

É o que aconteceu com Marcos Robert Fiamoncini, de Guaramirim, Santa Catarina. Em sua casa, ele criou um lugar muito especial: um museu. Todos os detalhes, do projeto à execução, foram obra de sua dedicação e trabalho contínuo. A edificação é charmosa, conta com decoração que remete às cores e símbolos italianos, país de origem da família Fiamoncini e um capitèl, símbolo marcante da religiosidade dos tiroleses, completa o cenário encantador.

Me senti privilegiada em estar neste lugar. Tudo é tratado com imenso carinho e respeito pelo Marcos que dedicou longas horas de sua vida até chegar ao resultado que, com admiração, alegria e agradecimento, vou compartilhar com vocês no vídeo abaixo:

Somos primos, meu avô paterno e sua avó paterna são irmãos (in memorian), e destes laços de sangue um presente está carinhosamente preservado: segundo as informações, este rosário foi uma homenagem, benção e doação do Papa PIO XII aos combatentes da Segunda Guerra Mundial. É interessante que há um relicário na Cruz, esta que tem impresso o nome “Roma” marcando sua origem. Meu avô paterno, Luiz Venturi, foi Segundo Tenente e é extraordinário poder ver e tocar em algo singular que marcou uma época. Podemos em um momento destes viajar no tempo e imaginar tudo que meu avô teve que viver para recebê-lo, posteriormente o retorno até o Brasil e a conversa entre irmãos quando então, chegou ao destino. Este mesmo destino que colocou novas gerações apreciando o objeto.

Marcos é uma pessoa alegre, tem uma linda família e conserva a humildade. Traz, entre outras heranças, a persistência dos imigrantes que, superando todas as dificuldades em seu país de origem e posteriormente no Brasil, encontraram forças em uma profunda fé e na união da comunidade. É um vitorioso, nós todos somos, continuamos aqui para contar as histórias dos antepassados e escrever a nossa, é a celebração da vida que pulsa em uma mistura de origens, idiomas e dialetos, tradições e evoluções que vão pintando o mundo, nas cores e nuances que nosso coração permite.

Vi no museu mais que objetos, livros, documentos – alguns com mais de um século – máquinas e fotos que somam mais de 150 histórias diferentes para contar, eu vi muito amor, o profundo reconhecimento das lutas, glórias, desafios e perdas, adaptações e criatividade, uma longa caminhada que, com conhecimento e respeito é preservada e perpetuada para que novas gerações possam ser gratas a tudo e todos que contribuíram com a vida, perseverando, entre acertos e erros, em um infinito aprendizado.

Sabemos que nossa herança genética tem um poder incrível, já falamos muito aqui no Jardim Valentina sobre Árvore Genealógica e o DNA (acesse aqui) e para você, o que toca seu coração ao lembrar dos pais, avós e todas as histórias que você viveu ou ouviu falar de seus familiares? Você gosta de visitar museus? Nas próprias palavras do Marcos, reparou que uma professora de história acendeu nele uma chama que nunca mais se apagou? Vemos a importância da educação para despertar o melhor em nós.

Como mencionado no vídeo, o museu é particular e não está aberto para visitação pública. Você pode encontrar o Marcos no Facebook e no Blog que está criando. Se quiser acessar mais postagens sobre Guaramirim, clique aqui.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.