Fernando Bastos

Fernando César Bastos nasceu em 14 de outubro de 1961, em Jaraguá do Sul. Filho de João e Tereza, casado com Daniele, pai de Sophia e James. Faleceu em 31 de maio de 2021.

Morador de Guaramirim, Santa Catarina, foi desenhista, pesquisador, escritor, ilustrador, cartunista, artista plástico e particularmente, um bom amigo, ainda que tenhamos nos encontrado pessoalmente poucas vezes e nosso contato se fazia pelas redes sociais.

O Jornal OCP News, último local onde Fernando trabalhou, divulgou matéria bem completa relatando suas aptidões e sua trajetória. Com cerca de 3100 charges publicadas, além de infográficos e ilustrações, Fernando escreveu três livros:

Teofania nos traz um judeu, um islâmico, um católico e um evangélico que estão prestes a cometer quatro assassinatos. Todos eles são motivados por um elemento comum: a fé religiosa. Nesse romance religioso, o leitor vai se deparar com várias questões: por que as pessoas acreditam em Deus? Por que você tem essa religião e não outra? A Bíblia é mesmo inspirada em Deus? Como foi construída a divindade de Jesus? Essas e outras perguntas serão respondidas à luz da Ciência e das últimas descobertas dos mais importantes estudiosos da religião. Após fechar esse livro, você verá o mundo de outra maneira. Teofania não questiona a existência de Deus, mas o que a religião fala de Deus. – Livro publicado em 2009, ISBN 978-85-60332-53-3, com 144 páginas, através da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

Crimes em Nome de Deus , é um convite ao pensamento racional. É também um apelo para que cessem todo o derramamento de sangue e sofrimento de milhões de inocentes causados por pessoas que fazem mau uso da religião. Com 20 anos de pesquisas, Fernando apresenta quase que uma versão amadurecida e ampliada de Teofania. Sua visão se ampliará com esta leitura. – Livro publicado em 2015, ISBN 978857961292-3, com 180 páginas, através da Editora Multifoco.

Como gostava de escrever, além de artigos para jornais e livros, há também, no Recanto das Letras, vários textos de sua autoria e você pode acessar e ler aqui.

Meu exemplar autografado de “Teofania”

Por fim, não há como não se encantar com o livro Guaramirim, A Cidade + Querida que poderia ser classificado somente como um livro didático para crianças do ensino fundamental, mas é muito mais que isso.

Uma obra de arte, um presente para o município de Guaramirim, assim eu classificaria. Fernando, pesquisando uma variedade enorme de assuntos, pessoas e acontecimentos sem medir esforços ou distancias, prezou pela simplicidade sem perder a profundidade. Trouxe-nos lindas ilustrações, homenagens e suas 140 páginas convidam qualquer idade a viajar em conhecimento, lembranças e surpresas. Certamente, em um futuro próximo, este livro poderá ser expandido além das escolas, acrescentando algumas informações das localidades e vilas e um pouquinho mais sobre a emancipação, é rica fonte aos que gostam de história e uma belíssima obra para apreciar e para embelezar a estante de todo leitor que se preze.

Lançamento em 2019, Editora Camus, onde estive presente

Partiu precocemente e certamente nos presentearia muito mais com seu talento, porém, seu legado eternizado em tantas obras, trazem-nos a certeza de que se seguirmos nosso coração, valorizarmos nossos dons, poderemos fazer muito pelo mundo em que vivemos.

Nossas conversas se concentravam muito na intolerância das pessoas e na agressividade crescente. A constante manipulação da opinião pública criando os movimentos de massa o incomodavam. Ele sempre apelava para a racionalidade, reflexão e empatia. Procurava, com “as armas” que tinha, desarmar os que procuravam a guerra cotidiana e exaltados, conduziam para um ambiente hostil, doentio e sem futuro de igualdade e fraternidade.

Todos sabem que aprecio muito a leitura e aqui no Jardim Valentina há muitas postagens referentes a livros e história. Tenho comigo que a educação é a única saída da discrepância social e a única entrada para um mundo mais justo de oportunidades para todos, é também o único caminho da dignidade, oportunizando igualmente os mesmos direitos e conscientizando sobre os mesmos deveres. Educação inclui muito mais que conhecimento técnico, é o que nos socializa, nos habilita a viver bem com nossas escolhas e assim alcançarmos a paz e a sustentabilidade na comunidade e em todo planeta. Como podem ver, estamos longe de uma educação plena, eficaz e eficiente pois ainda são muitas as mazelas e corrupções com que convivemos, por vezes nos assustamos e revoltamo-nos.

Fernando me incentivou, visitou este blog mais que uma vez e este post é uma homenagem e agradecimento ao amigo talentoso que presenteou a todos nós com seus dons, humildade e luta pela elevação da consciência coletiva.

Se quiser visitar mais postagens sobre Guaramirim, clique aqui.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com. Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.