O Sangue e o Parentesco

Esta postagem traz alguns dados interessantes sobre a vida que corre em nossas veias.

É necessário saber que tipo de sangue para, em um caso de emergência, o atendimento ser mais rápido e eficaz e também, para ajudar ao próximo em doações.

sangue_vale_este

Você sabe qual o tipo de sangue de seus pais? E que seu sangue pode ser um “resultado da combinação” e não necessariamente ser o mesmo que o de um deles? No meu caso, A+ com AB+ resultaram em B+. Veja a tabela:

tabela compatibilidade

Condições indispensáveis para Doar Sangue:

⇒ Ter entre 16 e 65 anos;
⇒ Pesar mais de 50 Kg;
⇒ Caso tenha feito uma tatuagem, aguardar entre 6 a 12 meses para certificar que não foi contaminado com nenhum tipo de hepatite e que continua saudável;
⇒ Não fumar durante 2 horas após a doação de sangue, sob o risco de desmaiar;
⇒ Nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis;
⇒ Aguardar um ano após a cura de alguma DST;
⇒ Evitar ingestão de alimentos gordurosos 4 horas antes da doação do sangue.

Os homens só podem doar sangue uma vez a cada 2 meses e no máximo 4 vezes por ano e as mulheres a cada 3 meses e no máximo 3 vezes por ano. Cada doação demora cerca de meia hora.

percentual

O indivíduo que deseja doar sangue deve ir a um dos postos de colheita de sangue, preencher um formulário com diversas questões sobre sua saúde e hábitos de vida. O formulário será analisado por um especialista e, se o indivíduo estiver apto, poderá então sentar-se numa maca para doar o sangue.
Um enfermeiro irá colocar uma agulha na veia do braço do indivíduo, por onde correrá o sangue para uma bolsa própria para armazenar o sangue. A doação dura, aproximadamente, meia hora e é possível pedir licença do trabalho neste dia, sem ter seu salário descontado.
Ao findar a doação, será oferecido um lanche reforçado ao doador, para repor suas energias, pois é normal que o doador sinta-se fraco e tenha tonturas, apesar da quantidade de sangue retirada não chegar a meio litro e o organismo logo recompor esta perda.
É seguro doar sangue e o doador não pega nenhuma doença, porque segue normas nacionais e internacionais de segurança do sangue do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue.

Veja a Tabela de Compatibilidade:

tabela de doação

Além de todos estes dados interessantes, neste blog já falamos sobre o MyHeritage DNA e Meu DNA, Minha Identidade. Sem dúvida a nossa herança genética é imensa, corre nas veias, no corpo, no cérebro e no coração. Conheça nesta tabela como é denominado cada parente na longa Árvore Genealógica familiar:

Parentescos

Fontes: Programa Bem Estar e Tua Saúde

Você quer saber quantos litros de sangue tem no corpo? Calcule aqui e aproveite para se cadastrar no CNDS – Cadastro Nacional de Doadores de Sangue.

 Acesse as categorias Árvore Genealógica e MyHeritage para mais postagens!

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.