E quando A Compra Ou Serviço Não Dá Certo?

Tudo é bom quando funciona, mas quando não funciona, a dor de cabeça pode ser grande. Quem nunca incomodou-se bastante para resolver um problema com uma loja, empresa ou instituição financeira?

Nesta postagem trago alguns caminhos para facilitar nossa vida na hora de resolver os problemas indesejados, afinal, precisamos tentar tudo para não ficar no prejuízo, principalmente quando o fornecedor não age da forma que esperamos e nos sentimos lesados.

É só clicar nas imagens para acessar os respectivos sites ou baixar os aplicativos no celular.

Um dos caminhos é o consumidor.gov onde você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Primeiro, o consumidor verifica se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site. O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder.

Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

É importante saber que o Consumidor.gov.br não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores normalmente por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

O nosso bem conhecido PROCON tem uma página específica para cada estado, então terá que procurar no amigo Google. Alguns cadastros podem ser realizados online e outros somente presencialmente, mas se algo for bastante grave e você constatar que, por exemplo, nas redes sociais há muitas denúncias com o mesmo problema, utilize a página específica de Denúncias e registre lá.

Você pode estar ajudando muita gente além de si mesmo e resolvendo um problema que tem dimensão muito maior do que imagina.

Aqui você vai registrar reclamações contra instituições de serviços financeiros que estiverem registradas no Banco Central.

Segundo o site, o Banco Central não interfere na negociação entre o cliente e a instituição mas utiliza a reclamação para fiscalizar e tomar providências, desta forma, quando você registrar seu problema estará também auxiliando de forma geral o bom funcionamento das prestadoras de serviços financeiros do país.

A empresa tem 10 dias úteis para responder sua reclamação.

A ANATEL também tem um caminho para reclamações relacionadas com a telefonia/internet no Brasil. Já reclamei neste canal com êxito, fiz uma postagem detalhada aqui e ao molde dos outros ligados ao governo, as reclamações são utilizadas para fiscalizações e melhoramento de todo sistema da prestação destes serviços.

O nosso velho conhecido Reclame Aqui é, sem dúvida, o caminho mais procurado e com grande êxito na resolução dos problemas entre empresas/prestadoras de serviços e os consumidores e é o que eu mais utilizo tanto para consultar empresas que não conheço e ver a reputação quanto para reclamar.

Nem sempre é fácil, nem sempre é rápido e nem sempre dá certo. Infelizmente todos os caminhos podem terminar num beco sem saída e não conseguimos resolver nosso problema. Há pessoas por trás de tudo e nem todas são idôneas, os golpes estão por toda parte e seria impossível dimensionar quantos acontecem todos os dias.

Busquemos os caminhos mencionados, o atendimento das Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, com o intuito de resolver e melhorar a vida de todos.

Bons negócios e boa sorte para nós hoje e sempre!

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com. Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.