Finanças Com Valentina Venturi – Encontro 4

Quantas vezes vemos um número pequeninho dizendo qual o percentual de juros cobrados em um parcelamento ou financiamento?

Você tem certeza que é este percentual mesmo que estão cobrando? Se certificou que não há outras taxas embutidas que vão tornar o produto/serviço mais caro? E quanto haverá de desconto se adiantar uma parcela?

Acredite, 2% é diferente de 2,02% e no longo prazo é seu bolso que sofre. Todo centavo pode gerar economia e juntando, você se surpreende com a diferença.

Seja com um caderno, planilha ou aplicativo (atualmente utilizo o Minhas Economias) você precisa anotar tudo que gasta e de vez enquanto somar (ou tirar um relatório) por tipo de gasto para ter noção de como e com que está gastando.

Se os gastos estão muito altos em determinada área, você pode ter uma visão exata de como e por que isto está acontecendo e então fazer cortes necessários. Quanto a anotar é tudo mesmo, não pode e não deve deixar para trás nenhum sorvete, moedinhas que você doou ou qualquer gasto por menor que pareça e fazer isso separando por área para que os números sejam bem reais.

Por exemplo, você cria uma categoria de alimentação e ali entra o mercado, os lanches, restaurantes, festas e demais ocasiões onde o alimento se faz presente, da mesma forma com o transporte, ali vão entrar todos os gastos, desde a documentação anual do veículo, abastecimento, seguro, transporte por aplicativo, metrô, manutenção do carro/motocicleta ou bicicleta.

Dá um trabalhinho no começo mas depois você se habitua de tal forma que não anotar é quase impossível.

Fica aqui uma dica para o empreendedor: anote quantas horas você trabalha e quantos dias por semana e se a resposta for 7 dias por várias semanas seguidas, cuidado! A vida não faz acordos, você precisa de descanso, diversão e estar presente na vida da família e dos amigos. Estipule um período para sobreviver para depois viver, com data marcada pra isso. Se você estiver apenas sobrevivendo, procure alternativas. Você vai encontrar se procurar, afinal, a vida não é e não deve ser só trabalho.

É preciso também planejar o ano e eu deixo ótimas dicas de Agenda Eficiente nesta postagem para você não esquecer de nada e não tomar um susto quando, principalmente os impostos, baterem na sua porta.

Já com as contas envolvendo juros, é um pouco mais complicado. Você pode recorrer a sites especializados (Google) que fazem este tipo de conta ou aprender a trabalhar com a Calculadora HP 12C que é a Calculadora Financeira mais utilizada no mundo. Se você já a conhece, no meu livro que você pode adquirir aqui há um pequeno manual dela para não esquecer as funções básicas e úteis desta grande parceira. Lembrando que a Calculadora tem versão aplicativo, então você pode ter no seu celular em qualquer momento que precisar.

Já está escolhendo como vai anotar seus gastos? Comece hoje!

Para acessar todos os encontros, clique aqui!

Até o próximo encontro!

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.