Consciência Brasil

O Brasil dentro de si é um aglomerado de abismos que despedaça a sociedade em núcleos distintos e distantes como se não estivéssemos no mesmo país.

Um povo que fez fama como acolhedor, que ri de suas mazelas e é empático com tudo e com todos, mas, não é bem assim.

Ainda que haja uma cooperação mutua e a gentileza faça parte do cotidiano, não é essa essencialmente a regra, pelo contrário, o “jeitinho brasileiro” aflora uma necessidade de ter vantagem para si, ainda que par isso todos os valores solidários sejam suprimidos.

Os governos populistas viram neste perfil a fonte inesgotável da manipulação e do poder. Aproveitando-se da falta de consciência e das paixões desmedidas e sem fundamento coletivo, apoiam-se numa guerra entre este núcleos para se perpetuarem em meio à corrupção, mordomias, vantagens e salários surreais, sob aplausos de massas enlouquecidas.

Pintam-se com as cores que seus adeptos desejam, trazem impressos conceitos de “porta pra fora” apenas para fidelizar os que pensam fazer parte de um projeto maior de evolução do país. Na verdade, são massa de manobra de uma casta que ganha muito dinheiro (e cada vez mais) quando esta que dá corpo e voz aos lucros, é numerosa e se compõe de escravos modernos que julgam-se acima de outras massas e assim sucessivamente. A arrogância dos que pensam ter mais, saber mais e melhor, estar próximo de uma elite da qual nunca farão parte, mata seu próprio presente e futuro, qualquer fonte de luz que surja é rapidamente sufocada para que o mecanismo continue funcionando.

É o povo matando o próprio povo, numa utopia de direita e esquerda, sustendo a máquina pública sempre mais pesada e inoperante, assumindo obrigações e pagando sempre mais para ter sempre menos. Exime o poder público de cumprir seu papel apenas por alguma vantagem imediata, pela paixão de ver “seu candidato, seu partido, seu lado” ganhar, enquanto ele mesmo perde vertiginosamente e condena a si e aos outros a condições mais precárias e sempre mais distante de um futuro digno e justo.

A cegueira é tão demasiada que abre mão de direitos e da sanidade em nome de uma sigla, um slogan, um salvador da pátria. E o pêndulo balançando com violência entre os “rivais” deixa visível que conscientemente, ninguém está procurando o melhor para o coletivo, são apenas egos inflados e totalmente ignorantes servindo como devem servir, aos que por gerações gozam dos benefícios da falta do principal: educação de qualidade para todos.

Nós brasileiros somos infantis, ao mesmo tempo que em que somos cruéis, oscilamos entre a inocência dos que não tiveram acesso às informações e vivem num Brasil suprimido da oportunidade de pensar para aqueles que usam seu conhecimento com arrogância, inflando-se como melhores, mais trabalhadores, mais sábios, os que usaram a oportunidade de pensar para pensar errado e servir seu próprio egoísmo numa bolha de ilusão.

Entre uma elite restrita que se quer vê o resto, uma outra formada por novos ricos oriundos de cabides públicos bem remunerados e bem servidos pela corrupção, uma coluna do meio que paga as contas se intitulando superior e o crescente número de pobres e miseráveis, dificilmente evoluiremos sem uma grande crise de caráter.

O que precisamos é isso, um tapa na cara que estremeça nossa falsa moral, que questione nossos reais valores, que nos traga face a face ao espelho para que enxerguemos a desumanidade que arrotamos como princípios todos os dias. Não é crise econômica, de saúde ou qualquer outra que vai nos acordar e nos salvar de nós mesmos.

O brasileiro precisa ficar nu, para vestir-se como uma nação de verdade! Minhas palavras podem não vencer o mundo, mas elas agora estão no mundo para que cumpram sua missão. Quem sabe, um dia…

A saída está logo ali, depois do Apocalipse.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.