Na viagem de hoje vamos voltar aos álbuns de figurinhas, mas este foi um Álbum de Figurinhas lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina com o intuito de arrecadar impostos, isto mesmo, a mecânica consistia em completar o álbum mediante a entrega de cupons fiscais, desta forma a população exigia a nota fiscal e fazia a troca.
O mais interessante é que eram vários prêmios, como mostra o regulamento:
…
Artigo 4º – O Original da 1ª (primeira) via da Nota Fiscal será trocada por álbum e/ou envelopes com 6 (seis) figurinhas.
§ 1º – Cada Cr$ 300,00 (trezentos cruzeiros) de operações consignadas nos documentos fiscais darão direito a:
I – 1 (um) álbum para 120 (cento e vinte) figurinhas; ou
II – 1 (um) envelope contendo 6 (seis) figurinhas.
….
§ 1º – São brindes de pequeno porte, 10.000 (dez mil) bolas de couro nº3, 4.000 (quatro mil) bonecas, 2.000 (dois mil) mini-boxes, 3.000 (três mil) jogos de dama e moinho, 2.000 (dois mil) jogos de toalha de mesa e 2.000 (dois mil) jogos de toalhas de banho.
§ 2º – São brindes de grande porte, 200 (duzentas) bicicletas aro 28 e 105 (cento e cinco) televisores, 12¨, preto e branco.
E depois ainda havia prêmios em dinheiro, muito bom , não é verdade?
Isso aconteceu em 1980, em 16 de janeiro daquele ano a promoção foi regulamentada e vigorou entre março e novembro de 1980. Como eu nasci em junho daquele ano, meus pais fizeram e guardaram o álbum histórico que agora compartilho com vocês (clique nas imagens para ampliar):
Calma, você pode baixar o álbum aqui e curtir estas imagens históricas. O regulamento também está incluído, bem como a capa e convenhamos, a frase da última capa nunca cai de moda, né?
Caso haja alguma dificuldade para baixar, há um tutorial aqui.
Amei esta viagem, e você?
*****
Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!
Uma xcelente idéia, uma iniciativa do governo na época que deu certo infelizmente os demais gestores do estado ñ seguiram a meta!
CurtirCurtir
Educação é tudo, né? Naqueles tempos sem internet, ,era uma maravilha ter acesso a um álbum desses. Um abraço, seja sempre bem vindo.
CurtirCurtir