Eu já não sei se as pessoas se perderam ou eu vivia numa ilusão.
No Brasil, a cada 24 horas, em média, 320 crianças são estupradas e os abortos de meninas até 14 anos são, em média, 10 por dia.
As mulheres são agredidas praticamente o tempo todo e pelo menos 4 são assassinadas diariamente. Se juntar todos os outros assassinatos diários…
É tão aterrorizante porque a corrupção, de fato, não é associada a esses números.
Se juntarmos tudo isso, morremos e matamos por negligência pública em saúde, educação, segurança e infraestrutura. É um massacre diário.
E as pessoas preferiram o caminho do extremismo, umas contra as outras e ninguém pela justiça.
É um egoísmo tão absurdo que fica difícil dimensionar nossa crueldade.
O que nos diferencia dos outros animais é a capacidade de pensar, mas o que nos torna humanos é a educação. Sem educação não se sabe o que é amor, respeito, comunidade. Quem segue o instinto são os outros animais, nós precisamos aprender para viver dignamente.
Dom Pedro II investiu o máximo que pôde para levar educação em todos os cantos do país, em tempos bem difíceis. Quando sofreu o golpe, a primeira coisa que a república quis fazer foi voltar a escravidão, como não conseguiu, achou outro meio: “selecionar” quem receberia educação de qualidade.
Eu não encontro outra explicação pra tamanha brutalidade: não aprendemos a ser gente.
*****
Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!