O Que É Que A Banana Tem?

Aplicativos iPad

Entre espécies cultivadas e selvagens, são quase mil tipos de banana espalhadas pelo mundo, todas identificadas pelo nome científico Musa. Elas têm os mais diversos tamanhos, da pequena Musa Sapientum, a banana-ouro brasileira, que não ultrapassa 10 centímetros e 50 gramas, até a exagerada Musa Ingens, que cresce nas florestas da Nova Guiné e atinge quase 1 quilo em seus 50 centímetros de comprimento. Alguns historiadores suspeitam que a banana seja a fruta mais antiga do planeta. Sua origem mais provável é o Sudeste Asiático. Pelas mãos dos romanos, a exótica novidade chegou à Europa no século 1 a.C. No Brasil, aportou junto com a bagagem dos portugueses, embora haja relatos de espécies nativas por aqui. O fato é que a fruta se adaptou ao clima, ao solo e ao paladar do brasileiro, que consome 27 quilos de banana por ano, 16 a mais que a média mundial. Difícil é dizer qual tipo é o mais saudável. “O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes. São frutas muito energéticas, com baixo teor de gordura e ricas em carboidratos, em vitaminas A, B1, B2, C e em vários minerais”, afirma a nutricionista Ana Catarina Perez Dias, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O amido que a fruta possui fornece energia prolongada para os atletas, enquanto os altos teores de potássio evitam cãibras. “Sem falar que as bananas são fontes de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal”, diz Ana Catarina. Não é à toa que a banana é a fruta mais popular do mundo. A produção anual de 70 milhões de toneladas concentra-se na região tropical do planeta e o Brasil é o terceiro produtor, atrás de Índia e Equador.

Fonte: Mundo Estranho

tipos_banana

As variedades mais comuns no Brasil, são as popularmente conhecidas como Nanica (Caturra, Nanicão), Da Terra, Ouro, Maça e Prata.

Banana Maçã: Pequena, doce e cremosa, ela exala um aroma que lembra o da maça. Prefira consumir a fruta ao natural. Em cada 100g possui:
Calorias: 87
Fibras: 2,6g
Potássio: 264mg

Banana Nanica: A Banana Nanica é doce e possui consistência capaz de substituir o ovo em uma receita de bolo, por exemplo. E em cada 100g possui:
Calorias: 92
Fibras: 1,9g
Potássio: 376mg

Banana Ouro: A Banana Ouro é a menor das espécies produzidas no Brasil. Seu tamanho chega a, no máximo, 10 centímetros. Embora pequena, é a banana mais calórica, porém, mais doce.
Calorias: 87
Fibras: 2,5g
Potássio: 321mg

Banana Prata: Durável, mais consistente e pouco doce, é ideal para ser preparada grelhada. Em cada 100g possui:
Calorias: 98
Fibras: 2g
Potássio: 358mg

Banana da Terra: A Banana da Terra tem a polpa consistente e macia e é achatada de um dos lados. Comumente usada em pratos cozidos ou grelhados. Em cada 100g possui:
Calorias: 128
Fibras: 1,5mg
Potássio: 328mg

Aqui no Jardim Valentina já postei sobre Receitas e Curiosidades da Banana, A Fruta Mais Amada do Brasil e disponibilizei gratuitamente o Almanaque Rural – Bananas com muitas informações e receitas.

Se você quiser conhecer ainda mais, baixe os livros e publicações disponíveis:

A Cultura Da Banana – EMBRAPA

Banana: 500 Perguntas e 500 Respostas – EMBRAPA

Banana: Produção e Aspectos Técnicos

Comida Que Cuida

O Cultivo Da Bananeira

Receitas Com Banana 

Fique de olho, sempre há novidades para você. Se quiser procurar um assunto específico, vá lá em cima no lado direito e digite no espaço com a lupa a palavra desejada.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.