Encantada com a obra de Moacir Pereira, “Santa Catarina de Alexandria: A Origem, O Mosteiro e A Padroeira”, realizei o sonho de visitar a “Capela Ecumênica de Santa Catarina de Alexandria”, na Sede do Tribunal de Justiça.
Tive a oportunidade de conhecer as relíquias da padroeira do Estado trazidas diretamente do Monte Sinai em 2000.
Os objetos foram doados por membros da Igreja grega ortodoxa ao governo e trazidos pelo Monsenhor Angelos Kontaxis, membro da Igreja ortodoxa da Capital. Um pedaço da costela da padroeira e de uma pedra do local onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos estão expostas junto com ícone de autoria dos monges do Sinai. O ícone representa a imagem da santa e objetos que remetem a sua inteligência e luta.
A capela ecumênica, construída em 2001, foi projetada pelo arquiteto Aldo Eickhoff, servidor da Diretoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal.
A construção possui 42,3 m² e, segundo o arquiteto, remete a duas leituras: várias mãos unidas em uma mesma oração ou uma visão dos cinco continentes se dirigindo a um só Deus.
Em seu interior há um altar com a cruz, símbolo do Cristianismo e uma Bíblia Sagrada, fundamento da evangelização.
A intenção é criar um ambiente para que todos, independente de suas crenças, possam ter um momento de paz interior. Segundo o funcionário responsável pela zeladoria do espaço, Pedro Paulo Raimundo, que explica com muito conhecimento, detalhes da capela e da história do estado, a visitação na capela é sazonal, concentrando-se em datas religiosas.
Além das visitações realizadas de segunda a sexta, das 10 às 16h, o espaço está aberto ao público para cultos e cerimônias. Casamentos e muitos batizados já foram celebrados no local, além de cerimônias organizadas pelo TJ no dia de Santa Catarina (25/11), vésperas de Páscoa e Natal.
Para reservar a capela gratuitamente, é preciso prévio agendamento através do telefone: 48 3287-2940, e-mail: capelatj@tj.sc.gov.br ou pessoalmente, durante o horário de visitação. É de responsabilidade do interessado a escolha de um celebrante.
Visita realizada em março/2020.
Quer conhecer mais sobre a Padroeira do Estado de Santa Catarina? Clique aqui!
*****
Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!