Valentina

Valentina-designstyle-i-love-m

Valentina, meu nome, nome de minha avó paterna e um nome muito diferente dos outros quando eu era criança. Sim, era um nome estranho, não encontrava ninguém com o nome nem mesmo parecido, foi para mim o como o patinho feio que torna-se um lindo cisne.

E ao desabrochar como não amar meu nome, Valentina?

21687668_812650252193594_76445161943341275_n

Valentina é um nome que tem origem no latim “Valentinus”, que, na língua portuguesa é Valentino. Valentina, então, é uma variante feminina do nome Valentino ou Valentim e, que, significa forte, valente, vigorosa, de valor, cheia de saúde.

Nome muito usado no Brasil, mas que se tornou popular, a princípio, na Rússia quando Valentina Tereshkova visitou o espaço. Ela foi a primeira mulher a fazer a viagem espacial, em 1963. Valente e corajosa não apenas no nome. Com tal feito, foi considerada a heroína da Rússia. Também, por volta do ano de 1968, o nome ficou conhecido por ser uma das personagens de uma historinha italiana. O nome também se tornou popular com a Rainha Valentina I, dos países da Suécia e da Noruega.

Nos países latinos, é comum encontrarmos o nome composto Maria Valentina.

Para o nome Valentina, os apelidos usados podem ser Vá, Val, Vavá, Tina.

santa valentina

Não há registro na Bíblia do nome Valentina, mas há uma santa batizada com tal nome. Valentina era de Cesárea e sua história se passa na época do reinado de Maximino II, Firmiliano, de Palestina.

Não se sabe muito sobre a vida de Santa Valentina. Sabe-se que ela demonstrou grande compaixão e heroísmo a ponto de entregar sua vida para sofrer e morrer junto a outra mulher cristã chamada Thea. As duas foram martirizadas na Palestina, no tempo do imperador Maximino, entre 308 e 313. Seu ato de heroísmo e amor é narrado por um grande Padre da Igreja chamado Eusébio de Cesaréia, no Capítulo 8 de seu livro sobre os Mártires da Palestina.

Eusébio de Cesaréia narra o martírio de grande número de cristãos provenientes do Egito, que foram deportados para a Palestina. Contaram noventa e sete homens além de suas esposas e filhos. Na terra de Israel foram torturados com muita crueldade a mando do governador, chamado Firmiliano. Todos tiveram seu olho direito arrancado e os tendões do pé esquerdo cortados. Depois disso, foram obrigados a trabalhos forçados como escravos.

O mesmo tormento aconteceu a uns cristãos de Gaza, que foram presos enquanto celebravam a Eucaristia. E aconteceu que, quando alguns cristãos de Cesareia presenciaram esse triste espetáculo, decidiram se unir aos cristãos presos para sofrerem também com eles. Eusébio destaca alguns que sofreram ainda mais que os outros. Entre eles, duas mulheres.

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é sta-valentina-2.jpg

O testemunho de Eusébio é impressionante: “Uma cristã chamada Thea, mulher segundo o corpo, porém, viril por sua valentia e coragem, enfrentou o tirano cara a cara. Por isso, foi flagelada e submetida a tormentos terríveis. Depois, seria obrigada a prostituir-se.” Enquanto Thea era torturada, outra mulher não suportou assistir a esse espetáculo cruel. Chamava-se Valentina. Ela foi até o governador e gritou: “Por quê tratas com tanta crueldade esta minha irmã? Queres torturar a mim como esta jovem?” Então, levaram-na até o altar e forçaram-na a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. Valentina, porém, derrubou o braseiro com um chute. Por isso, os soldados a jogaram sobre as brasas para ser queimada.

Valentina resistia bravamente como se nada lhe tivesse acontecido. Por isso, os cristãos uniram seu ato de valentia a seu nome, que significa “A Valente”. Então, passaram a tortura-la junto com Thea. Em seguida, elas foram queimadas vivas.

Eusébio escreveu que as duas eram virgens, franzinas, de aparência pouco atraente. Porém, a coragem e a fé fez dessas duas mulheres pessoas impressionantes, com uma firmeza de caráter e de espírito acima de seus companheiros. Eusébio afirmou que Thea era originária de Gaza, e Valentina vinha de Cesareia. Santa Valentina, diz ele, era uma mulher bastante conhecida na cidade e sua morte causou grande consternação entre o povo.

Por causa de seu ato de valentia ao defender sua companheira e irmã de fé, Santa Valentina passou a ser invocada como protetora da mulher cristã. E esta devoção faz todo sentido. Afinal, Santa Valentina decidiu acompanhar sua irmã de fé no sofrimento com tal amor, a ponto de entregar sua vida para solidarizar-se com ela.

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é valentina.jpg

Oração a Santa Valentina

“Ó Deus, que destes a Santa Valentina o amor, a compaixão e a coragem de enfrentar o sofrimento e a morte para defender e permanecer ao lado de sua irmã de fé, dai também a nós a graça de tal compaixão, amor e coragem. E que possamos contar com a intercessão de Santa Valentina nos momentos mais difíceis da vida. Por Nosso senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Amém. Santa Valentina, rogai por nós.”

be27c0ba541a5cb87a025ab38c7d65e2

Valentina é um nome muito bonito, e representa uma pessoa com forte personalidade, que impõe suas ideias. É simpática, sincera, extrovertida, conservadora com relação ao que pensa, além de ser totalmente independente; faz tudo o que quer e precisa sem pedir ajuda. Detalhe: também é um pouco teimosa. A sensibilidade de quem se chama Valentina permite enxergar o real valor das coisas. É capaz de atuar de maneira autoritária. Trabalha duro para atingir os objetivos que se propõe a realizar. Tá bom ou quer mais?

Se existisse uma Valentina décadas atrás, pode ter certeza que ela teria lutado por igualdade de direitos entre homens e mulheres. Mulher forte, pronta para defender seus ideais, lutar por direitos. Isso é o que define o nome Valentina: pessoa guerreira.

Acredita-se que, por tal motivo, muitos pais tem adotado o nome em seu bebê quando a gravidez é de risco ou mesmo quando a bebê passa por complicações no parto e sobrevive. O nome acaba sendo uma homenagem a essa pequena guerreira e vitoriosa.

E você, conhece alguma Valentina?

valentina-preview-bonus-o-

Fontes: Nomes.Club e Terra Santa entre outras pesquisas.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.