É bem possível que você não saiba nem que ele existiu, mas era preciso começar pelo MS-DOS para evoluir em informática.
Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 3.11. O desenvolvimento destes sistemas operacionais (e do Windows NT) pode ser considerado como a evolução da informática nas décadas 60 e 70.
Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com UCP 8086. Também não rodava nas CPUs 8080 (ou compatíveis) exigidas pelo CP/M-80. A Microsoft licenciou-o da SCP, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM (vendido como PC-DOS) para seu novo ‘PC’ usando a CPU 8088 (que internamente era idêntica à 8086), e a vários outros fabricantes de hardware, vendido então como MS-DOS.
MS-DOS (e o IBM PC-DOS que foi licenciado desde então), e seu antecessor, QDOS, foram baseados no CP/M (Control Program / (for) Microcomputers — Programa de Controle para Microcomputadores) — que era o sistema operacional de disco dominante entre os microcomputadores baseados nos processadores de 8 bits Intel 8080 e Zilog Z80.
Fonte: Wikipédia
No currículo do curso constavam as seguintes disciplinas:
Eu sei, parece pré-história e não deixa de ser a pré-história da informática.
Agora, apenas dois anos de pois, veja se não lhe soa muito familiar:
Era considerado avançado o conhecimento em Word, Excel e PowerPoint:
Podemos ver aqui no Túnel do Tempo como já na época as coisa vinham evoluindo consideravelmente. Esta falta de controle que sentimos porque a tecnologia sempre está nos ultrapassando não é de hoje e assim como atualmente, nos sentimos pequenos perante a capacidade humana de invenção e reinvenção e o pior, as novidades chegam e somos escravizados por elas, não conseguindo mais imaginar nossas vidas sem uma série de “apetrechos”.
E você, que curso anda fazendo atualmente?
*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima.
Se você não é cadastrado no PicPay, ao criar sua conta, insira o meu código, 4MX7SW, e ganhe de volta os primeiros R$10 que você gastar usando seu cartão de crédito.
Baixe agora! http://www.picpay.com/convite?@4MX7SW
Muito obrigada!