História da Banana em Guaramirim, SC

IMG_4149

A história de Guaramirim passa inseparavelmente pela história do Sr. Daniel Graudin da Silva, que, mais que um historiador apaixonado pelo município e de zelo admirável por relíquias históricas, é agraciado por uma memória invejável e por uma simpatia contagiante que faz querermos sempre mais de sua companhia.

Nascido em 06 de abril de 1935, no município de Blumenau, SC, chegou às terras guaramirenses com 5 anos de idade. Aqui casou-se com Zilma Flores, professora, no ano de 1957 e tiveram 3 filhos.

Entre 1957 e 2001 foi servidor público e presença constante em muitos fatos históricos acontecidos em Guaramirim e região.

Há muito tempo quis ter uma conversa em sua casa que é um “santuário à história”. Fui recebida com carinho e atenção e agradeço imensamente cada segundo que desfrutei de seu conhecimento.

Tive acesso à fotos históricas sobre a Bananicultura em Guaramirim. Nesta podemos visualizar uma “Festa do Colono” realizada em 1914 onde vários produtos estão expostos. Esta festa aconteceu no “Núcleo Barão do Rio Branco”, hoje bairro Rio Branco, localidade onde o sogro do Sr. Daniel, o ilustre Sr. Cantalício Érico Flores,  possuía terras e era administrador, chefe do núcleo, farmacêutico e professor. A praça central da cidade o homenageia levando seu nome.

Exposição Agrícola em 1914

Acervo Daniel Graudin da Silva

E foi nas terras do Sr. Cantalício que o Sr. Daniel plantou o Primeiro Bananal da Variedade Nanicão ou Caturra, a mais cultivada na região até hoje. O bananal era gigantesco para a época e as ruas internas ganhavam até nomes. 

Acompanhe no vídeo onde o Sr. Daniel percorre a história (e neste caso, sua própria história) com detalhes:

Foi bom viajar no tempo, não é? Aguarde novas histórias, livros ou vídeos de minha terra natal. É muito bom poder compartilhar com vocês.

Para acessar todas as postagens clique no lado direito na “Categoria” Guaramirim.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com. Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.