A Vale Tem Que Continuar

valebrumadinho

A Vale tem que continuar! Sim, ela tem que continuar, empresa falida não paga indenização, não conserta o que estragou, desaparece do mapa deixando só o estrago.

A Vale tem que continuar! Porque há milhares de outros funcionários, milhares de outras histórias que precisam ser respeitados de agora em diante, com condições dignas de trabalho e segurança.

A Vale tem que continuar para mostrar que ela não é a cara do Brasil. Não sejam hipócritas, aqui os viadutos caem, as pontes não levam a lugar nenhum porque nunca são concluídas, os prédios desabam, o sistema de saúde não funciona, não há segurança, o trânsito é perigoso, vamos nos afogar em meio ao lixo sem descarte ou reciclagem, a educação é precária em muitos lugares, o estado é inchado e incompetente.

A Vale tem que continuar! Para pagar caro pelo que não tem preço, para remediar o que puder ser remediado e para fazer melhor daqui pra frente.

Todos os dias há centenas de pessoas morrendo violentamente, morrendo no trânsito, morrendo por falta de atendimento na saúde pública. Todos os dias os desmatamentos aumentam, a caça é generalizada, o tráfico de animais absurdamente contínuo e devastador.

A Vale tem que continuar pra fazer valer a pena, porque ainda tem muita gente achando que jogar lixo pela janela do carro é normal, cortar uma árvore simplesmente para não limpar suas folhas é normal, ter o esgoto sem tratamento é normal, caçar um animal indefeso em seu habitat natural é normal, e não olhar para o próprio umbigo, é normal.

Tem solução? Tem! Os desastres humanos e ambientais de Mariana e Brumadinho têm que servir de lição para cada um de nós. Como é o descarte de resíduos onde você trabalha? O esgoto tem tratamento? Há reciclagem de materiais?

Tem solução? Tem. Há centenas de heróis em Brumadinho: bombeiros, médicos, veterinários, voluntários com todo empenho fazendo seu melhor. Há milhares de heróis todos os dias nos hospitais, nas polícias, nos postos de saúde, nas escolas fazendo o seu melhor no meio da precariedade do estado.

A Vale tem que continuar porque a gente tem que continuar e fazer melhor que hoje. Precisamos urgentemente ser melhores para o mundo.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.