Seja A Mudança

crio mundo melhor

Todos os dias temos que fazer a escolha: agradecer por acordar ou reclamar pelas batalhas de mais um dia. Vivemos em tempos sempre mais individualistas onde a visão do todo permanece esquecida. Sabemos que precisamos de uma harmonia entre seres humanos e natureza em todo o planeta, porque de uma forma ou de outra, as escolhas erradas de uns atingirão todos mais cedo ou mais tarde, porém, muitas vezes, preferimos pensar que não, e nos mantemos egoístas.

Também há pessoas conscientes que dizem não ter tempo para promover o bem que desejariam fazer, no dia-a-dia a luta pela própria sobrevivência extingue qualquer possibilidade da boa intenção tornar-se realidade, então já ajudam muito educando os filhos com a mesma consciência, sendo menos consumistas, reciclando seu lixo e plantando seu jardim, mas há outras formas de contribuir que podem ser adaptadas à sua rotina:

WhatsApp Image 2018-09-18 at 10.44.52 A ShareTheMeal é uma iniciativa do United Nations World Food Programme -WFP ou Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas – PAM. O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas é a maior agência humanitária do mundo no combate à fome. Em média, o WFP/PMA chega a 80 milhões de pessoas com assistência alimentar por ano. O WFP/PAM é financiado voluntariamente a 100%, por isso cada donativo conta. Os custos administrativos do WFP/PAM são um dos mais baixos no setor sem fins lucrativos – 90% das doações vão diretamente para as operações do WFP/PAM que trabalham para construir um mundo sem fome. Você pode baixar o aplicativo no seu celular e fazer a doação quando desejar, alimentar uma criança por um dia custa menos de R$ 5,00 e para quem tem fome, toda ajuda é valiosa.

sosSOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental criada em 1986. Trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. A entidade desenvolve projetos de conservação ambientalprodução de dadosmapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariadodesenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas. Com pouco mais de R$ 10,00 por mês você ajuda muito.

Confesso que meu sonho é criar um lar para animais abandonados na minha cidade, quem sabe um dia eu consiga. Assista o vídeo comemorativo aos 30 anos da organização.

cruzverA Cruz Vermelha é a principal instituição de ajuda humanitária do mundo. No Brasil está presente em 21 estados. Seus voluntários sempre dizem que, para minorar o sofrimento da população, sempre são os primeiros a chegar e os últimos a sair. A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. Você pode fazer doações únicas ou mensais e auxiliar pessoas no mundo inteiro.

rabugio.jpgOrgulhosamente no município onde nasci e vivo, existe o Instituto Rã-Bugio. Foi fundado em 2003 com a missão de salvar o que resta da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do Mundo, que abriga uma fabulosa biodiversidade, com muitas espécies em risco de extinção, e protege também a água que é consumida pela maioria da população. Ações para deter a devastação e garantir sua preservação para as gerações futuras são necessárias e urgentes. Nossa estratégia para mudar esta situação é através da educação ambiental ao ar livre com crianças e adolescentes, estudantes do ensino básico. Alunos e professores são conduzidos em trilhas da Mata Atlântica, onde em contato com a natureza observam e aprendem sobre a biodiversidade e os serviços ambientais deste ecossistema, como a proteção dos recursos hídricos. Estas ações já proporcionaram o atendimento de 63 mil estudantes e 3.400 professores em atividades interativas nas trilhas interpretativas da Mata Atlântica. Despoluímos riachos da Serra do Mar contaminados pelo lançamento de esgoto sanitário. Salvamos também 860 hectares de áreas de Mata Atlântica preservada, repleta de animais e árvores centenárias ameaçadas, comprando estas áreas e transformando em reserva (RPPN). Você pode doar qualquer valor pelo PayPal ou através de depósito bancário.

logo-medicos-sem-fronteirasMédicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz. Você também pode doar esporadicamente ou mensalmente.

Estes são alguns trabalhos realizados para melhorar o planeta onde vivemos que já estão consolidados por seus anos de atuação e perseverança. Perto de você deve haver alguma instituição que necessita de sua ajuda, você pode também ser um voluntário algumas vezes no ano ou ainda auxiliar alguém diretamente, o importante é fazer a sua parte e todos juntos construirmos um mundo melhor.

Não podemos esperar pelos outros, reclamar de nossos governantes e da luta insana por poder que vitimiza pessoas e a natureza, precisamos arregaçar as mangas, sermos exemplo e assim, ser e promover a mudança que tanto desejamos. Vamos contribuir?

mudança no mundo

Fonte dos dados: sites oficiais das entidades.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com. Muito obrigada!

3 comentários sobre “Seja A Mudança

  1. Pingback: Gruta da Aparição dos Sagrados Corações de Jesus e Maria – Jardim Valentina

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.