Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaramirim

senhor bom jesus 03

Um erro no destino das embarcações carregadas de pessoas que atravessavam o Rio Itapocu em direção a Jaraguá do Sul/SC, por volta de 1876, época em que a cidade estava sendo colonizada, deixou algumas famílias no pedaço de chão que se tornaria Guaramirim, SC, mais tarde. Ali, no meio do nada, os colonizadores construíram o município, reservando espaço, também, para a construção de uma igreja, que ganharia o nome de Paróquia Senhor Bom Jesus, em 1950.

De um início difícil, com padres chegando e saindo por não encontrarem formas de evoluir a igreja, à vontade e coragem do Pe. Mathias Stein. Desafiado, em 1949, por Dom Pio de Freitas, bispo da Diocese de Joinville na época, não hesitou em assumir a ainda comunidade de Guaramirim. Mesmo trabalhando em uma cidade pequena e em evolução, o padre conseguiu o decreto que elevou de comunidade à Paróquia Senhor Bom Jesus um ano após ter chegado, em 8 de dezembro de 1950.

senhor bom jesus 02

Padre Mathias, natural da cidade de Schneppenbach, na Alemanha, é lembrado até hoje pela criação da paróquia e outras obras, como a do Hospital Municipal Santo Antônio. Em 2007, no livro “Padre Mathias, Monsenhor Stein, amor incondicional a Deus e zelo incansável pelo bem-estar do povo”, escrito por Francisco Herbert Schork, é contado um resumo da vida do padre, dos feitos realizados no decorrer de sua vida e realizadas pequenas homenagens de pessoas próximas a ele. O dinheiro arrecadado com a venda dos exemplares do livro, escrito voluntariamente, foi doado ao Seminário Diocesano de Joinville/SC.

Apesar das implicâncias por causa do jeito exigente de Pe. Mathias, para Francisco, um dos aprendizados deixado por ele foi o senso de colaboração. Ele fala da vontade do padre de envolver a população nas obras, como nas construções das 23 capelas, do centro catequético e do hospital. O próprio escritor lembra-se de ter carregado pedras e da vizinhança mobilizada trazendo materiais em suas carroças. “Tudo que se quer fazer em Guaramirim, se consegue, pois o legado deixado por Pe. Mathias continua até hoje”, destaca.

senhor bom jesus 01

Atualmente, a Paróquia Senhor Bom Jesus e suas oito comunidades contam com a presença da população do município, estimada em 41 mil habitantes, segundo o senso de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para continuar evoluindo.

Para o atual pároco, Pe. Ilmo Dick, a Igreja Matriz já está pequena para a quantidade de fiéis e, caso tivessem a oportunidade de abrir mais um horário para mais uma missa no domingo de manhã, certamente teriam a igreja cheia.

01d55c8a51ea07040cc53cb125cc5abb5f6822e8e5

O Padroeiro

Esta imagem refere-se ao Jesus descrito na passagem descrita em Mateus 27,26-31, Marcos 15,15-20 e João 19,1-5.

“Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus, e o entregou para ser crucificado. Em seguida, os soldados de Pilatos levaram Jesus ao palácio do governador, e reuniram toda a tropa em volta de Jesus. Tiraram a roupa dele, e o vestiram com um manto vermelho; depois teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua cabeça, e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e zombaram dele, dizendo: “Salve, rei dos judeus!” Cuspiram nele e, pegando a vara, bateram na sua cabeça. Depois de zombarem de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, e o vestiram de novo com as próprias roupas dele; daí o levaram para crucificar.””

Mateus 27,26-31

A devoção ao Bom Jesus é voltada ao mistério da Paixão e Morte de Jesus Cristo, destacando o aspecto da representação vivenciada do próprio drama do Calvário. Os quatro eventos enfocados são: Coroa de espinhos e Flagelação de Jesus, Jesus carregando a Cruz, Crucificação de Jesus e por último seu sepultamento.

Por essa sua representação, nas aflições, os devotos recorrem a Jesus, vendo nele o Homem das Dores, identificado com todo o sofrimento humano. “Ele é o homem da compaixão, da bondade, e do perdão. Ele quer um mundo de justiça, de misericórdia e reconciliação”, diz o Bispo Dom José Luiz Bertanha, da Diocese de Registro, SP.

Celebração Em Honra Ao Senhor Bom Jesus

senhor bom jesus 04

No dia 06 de cada mês, é realizada uma Missa Solene em Honra ao Senhor Bom Jesus. Nesta celebração especial, há bençãos dos pedidos particulares, dos objetos de devoção, chaves de automóveis, residências, sal, entre outros; há também a Benção do Santíssimo e a entrega por meio de sorteio de uma Imagem Peregrina do Senhor Bom Jesus.

01b3ba4296ee9fb2431cf3f1f962ad0d6970b6db3d

Fui abençoada no dia 06 de abril de 2017 e na residência de minha família a imagem passou a Páscoa. Inundada de uma alegria e gratidão indescritíveis, obtive a graça de sentir ainda mais forte Sua Presença. Ser escolhida por Ele, entre tantas pessoas que também O amam, foi muito emocionante. Aos católicos, o entendimento não é a veneração da imagem e sim, através da imagem. Explicando de forma simplificada, é comparável com uma foto de alguém que você ama: o amor não é pela foto mas por quem tem ali sua imagem representada.

Cristo em Casa

Ao sortear e entregar a imagem para a próxima família, as palavras inspiradas por Ele que falei foram:

“Se fosse para definir este mês em uma palavra, seria FELICIDADE. Estar com Cristo é fazer uma escolha diária de não fazer o mal, fazer o bem se puder e ser grato. A gratidão abre uma imensa porta de bençãos. Eu e minha mãe desejamos que a próxima família possa ver e sentir o Cristo Vivo assim como nós vimos e sentimos. Isto é Felicidade.”

Quem sabe um dia, possamos ser abençoadas novamente com tão grande graça!

A festa típica do Senhor Bom Jesus ocorre sempre no mês de agosto.

Esta postagem contém informações da Diocese de Joinville.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.