Paralisação ou Renascimento?

IMG_4323

Sem que ninguém esperasse, a rotina foi alterada bruscamente, da fartura se fez  a escassez e do conformismo se fez a esperança.

O Brasil inteiro pôde sentir, talvez como nunca antes, quem realmente carrega o país e que sim, uma única classe trabalhadora pode fazer tudo parar.

Pediu-se Intervenção Militar e uma imensa parte da população não entendeu o recado: quem trabalha está cansado, quem trabalha não aguenta tantos impostos, quem trabalha quer disciplina, ordem, comprometimento com o dinheiro público, justiça e igualdade para todos.

E por todos os cantos do Brasil cantou-se o Hino Nacional, se viram manifestações de apoio, de luta pacífica, de amor por nossa terra, de sacrifício pessoal e coletivo. Também por todos os cantos se viram pessoas alheias, gente egoísta e preocupada tão somente com o próprio umbigo e, logicamente, muitos tentando tirar vantagem da situação.

Costumo dizer que nos momentos de crise todos mostram sua verdadeira face e entende-se a alma desta nossa pátria gigantesca.

Talvez demore muito tempo para que tenhamos uma nova oportunidade como esta, se é que teremos, mas muitos ficaram preocupados tão somente em não perder o conforto, em não abrir mão de nada. Trabalhadores sacrificaram dias e noites de suas vidas por melhores condições em um Brasil com uma máquina pública extramente obesa, ineficiente, que reclama não ter dinheiro enquanto arrecada trilhões, onde a corrupção é tão entranhada e cotidiana que não assusta mais, apenas se lamenta e grande parte da população se portou como se fizesse parte da platéia e não do elenco.

Neste nono dia de paralisação perdeu-se a esperança da intervenção militar, também aos poucos, perde-se a esperança de que realmente haja uma mudança significativa. Como acreditar que algo irá mudar, se continuarão as mesmas pessoas, nos mesmos milhões de cargos espalhados pelo país, com salários exorbitantes para sua funções que exercem? Como acreditar que algo irá mudar se a precariedade toma conta, obras inacabadas se amontoam por todos os lugares e os impostos continuam altíssimos? Como acreditar que algo irá mudar para benefício de quem trabalha, se tantos brasileiros pensam somente em si mesmos e demonstram que continua muito bom para eles?

Do que aprendemos, no mínimo tivemos uma abertura de visão, muitos aprenderam agora que os produtos não nascem nas prateleiras, que há um tempo entre plantar, colher, transportar e poder adquirir. Que alimento tem valor e que nem sempre o dinheiro pode pagar, afinal, prateleiras vazias não alimentam ninguém e não é possível comer moedas e cédulas.

 

Quem sabe haja um amadurecimento mais à frente, quem sabe a consciência bata à porta de muitos. Enquanto isto não acontece, continuamos no mesmo barco, à deriva e à espera de um milagre que poderíamos ter contribuído para que acontecesse agora.

Deixo aqui meus questionamentos para cada um de nós:

– Presidencialismo dá certo no Brasil? Já tivemos dois impeachments e uma insatisfação generalizada, além de corrupção sistêmica, sabemos ser um país com sistema presidencialista?

– Intervenção Militar não seria a solução para muitos, então qual seria? Lembrando que nunca houve ditadura no Brasil, como alguns insistem em estoriar e divulgar, houve regime militar, se você não sabe a diferença, leia aqui.

– Muitos jornalistas, artistas e pessoas públicas gostam de expressar suas opiniões por vezes bem inoportunas, qual seria a solução para governar de forma eficiente e eficaz nosso país?

No dia de hoje, penso que foi uma escolha “democrática” do brasileiro, em sua maioria, calar-se, consentir ou voltar-se contra si mesmo. Como toda escolha, colheremos o que plantamos e os bons pagarão pelos maus, assim caminha a humanidade.

Que tal sermos campeões na Copa do Mundo da Rússia já que perdemos em tudo que realmente importa?

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima.
Se você não é cadastrado no PicPay, ao criar sua conta, insira o meu código, 4MX7SW, e ganhe de volta os primeiros R$10 que você gastar usando seu cartão de crédito.
Baixe agora! http://www.picpay.com/convite?@4MX7SW
Muito obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.