A ANATEL Resolve

011e998631b47d0e86575a0fbd47faa93acde869c3

Quem nunca teve um problema com uma operadora de telefonia móvel ou fixa, TV por assinatura ou internet?

Pois bem, finalmente temos um canal eficiente para nossas reclamações: a ANATEL – Superintendência de Relação com os Consumidores. Um aplicativo onde você pode fazer sua reclamação e finalmente, ser atendido decentemente. Após tentar negociar com a operadora uma contestação de valor na cobrança de TV por assinatura sem êxito, procurei este caminho, indicada pelo Agora Cidadania, e consegui.

011afe8e5a314fd0ebc7d853b539584d5961efd3f5

Veja a descrição dos serviços prestados por este canal:

“Aplicativo oficial da Anatel para registro e acompanhamento de reclamações dos consumidores contra prestadoras de telecomunicações. Também permite o registro de pedidos de informações e sugestões à Agência e acesso a perguntas e respostas sobre os direitos do consumidor de serviços de telecomunicações.

ATENÇÃO: Antes de fazer uma reclamação na Anatel, busque primeiro resolver a demanda junto à sua prestadora de serviços de telecomunicações e aguarde os eventuais prazos para resolução que ela lhe informar. Somente registre reclamações na Anatel caso a prestadora não lhe responda ou caso considere que a resposta não atende aos seus direitos.

Lembre-se de anotar – sempre – os números de protocolo que sua prestadora lhe passar. Estes números serão necessários na hora de registrar a reclamação na Anatel.

A reclamação inserida no sistema da Anatel é encaminhada à sua prestadora, que tem o prazo de cinco dias úteis para lhe enviar uma resposta. A Anatel não trata as reclamações individualmente, mas monitora o prazo de resposta e utiliza as informações inseridas pelos consumidores para cobrar um melhor desempenho das prestadoras e do setor como um todo.

Para registrar uma solicitação, o aplicativo exige a inserção de CPF e senha.
– Se você nunca utilizou o app ou o sistema Fale Conosco, disponível no site da Anatel, faça seu cadastro e obtenha uma senha no próprio dispositivo.
– Caso você já tenha feito cadastro no Sistema Fale Conosco, utilize a mesma senha que você cadastrou. Ela vale para as duas ferramentas.
– Caso tenha esquecido sua senha, o campo “recuperar senha” permite que você receba nova senha no e-mail já cadastrado na Anatel. Há também a opção de validar sua identidade inserindo os dados pessoais que você cadastrou anteriormente.
– Caso não consiga acessar o aplicativo porque seu e-mail e seus dados cadastrais estão desatualizados, favor entrar em contato com a Central de Atendimento da Agência no telefone 1331 (funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00). A ligação é gratuita em todo o território nacional.”

E veja a resposta que foi dada primeiramente ao telefone e posteriormente no canal da ANATEL, confirmando o compromisso da operadora e tornando-se uma prova escrita que seria útil no caso de alguma ação jurídica por descumprimento de acordo:

01e054c6d8d3db27e26d2f8b305a12a8d1e108557a

Resolva seu problema assim como eu e livre-se desta preocupação.

*****

Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com. Muito obrigada!

Um comentário sobre “A ANATEL Resolve

  1. Pingback: E quando A Compra Ou Serviço Não Dá Certo? | Jardim Valentina

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.