Se queremos direitos, temos que cumprir nossos deveres e talvez o que mais ocasione transtornos e preocupações seja a Declaração de Ajuste Anual do IRPF.
Ainda sonho com o dia em que as informações estarão tão seguramente cruzadas que não precisemos mais fazer a declaração, mas até lá, temos que declarar.
A tecnologia facilita nesta hora e a Receita Federal investe para simplificar, embora ainda existam muitas dúvidas e dificuldades. Eu, particularmente, recorro ao manual disponibilizado no Site da Receita e também aos blogs especializados que orientam muito e solucionam as dúvidas. Por fim, imprimo a declaração e no próximo ano, releio antes de iniciar a nova (mesmo importando as informações de um ano para outro).
Claro que, caso não se sinta seguro, o melhor é procurar profissionais competentes e entregar a declaração correta, evitando “cair na malha fina” ou encontrando dificuldades ainda maiores futuramente.
Com o Aplicativo IRPF disponível em todas as plataformas, muitas possibilidades ficaram ainda mais acessíveis:
- Fazer e Transmitir a Declaração IRPF a partir de Smartphones e Tablets
- Fazer o Rascunho da Próxima Declaração
- Acompanhar a Declaração (verificar pendências da declaração)
- Ser Notificado quando da Liberação da Restituição
- Perguntão (centenas de perguntas respondidas)
- Orientações (sobre a declaração e sobre o Rascunho IRPF)
- Avaliar e Sugerir Melhorias no Aplicativo
Quanto mais acessível, melhor, não é? Esta iniciativa do “rascunho” considerei bastante prática pois durante o ano já podemos fazer lançamentos e no período de entrega, uma conferência torna o trabalho mais rápido.
Sugeri a melhoria no rascunho, ainda há alguns parâmetros inacessíveis para preenchimento, como o de Atividade Rural, por exemplo.
Vou deixar aqui alguns links de manuais que baixei este ano para me orientar. Eles servirão para o ano que vem, pois essencialmente só a tabela muda:
Sempre exponho aqui, o quanto é necessário e urgente fazermos a nossa parte para mudar nosso país. Se cada um de nós for honesto, construiremos o Brasil que sonhamos e acredite, toda mudança começa nas pequenas ações diárias. Cumpramos nossos deveres e exijamos nossos direitos para que uma sociedade mais justa nasça a partir de agora.
*****
Se quiser doar qualquer valor para este blog, aponte a câmara do seu celular para imagem acima quando estiver dentro do seu aplicativo bancário ou diretamente pelo PIX tinaventuri@gmail.com.
Muito obrigada!